BEM VINDOS!

Este blog foi criado para troca de experiências na educação, em especial jogos, parlendas, adivinhas, cantigas e brincadeiras de roda. JBDuquia.

Amigos!

Amigos!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festa e música Junina

Post em 26/06/2013
Fonte de pesquisa acesso em 26/06/2013
http://alecrimbrasil.org/FestaJunina.htm



Origem da Festa Junina:

Antes de Cristo já existia a tradição de festejar o início da colheita em junho. Desde os tempos pagãos, a data é comemorada com fogueira, dança, música e comida.  A partir do século VI os cristãos passaram a celebrar o aniversário de São João. No séc. XIII os portugueses incluíram São Pedro e São João. Desde 1583 a data é comemorada no Brasil.
Quando a corte real portuguesa se mudou para o Brasil, no séc. IXX, trouxe uma dança francesa, somente praticada pela aristocracia europeia. Ela se chama quadrilha, e se tornou popular entre os camponeses do Brasil. E passou a ser dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio,São João e São Pedro) para agradecer as boas colheitas da roça. O homem do campo normalmente é muito devoto e religioso. Ela é dançada por um número par de casais e comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas, aportuguesadas, e acrescida de temática campestre. A festa junina é comemorada em todo o país. As mais famosas são as nordestinas.
No Brasil, o mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilha. Fios de bandeirinhas coloridas em forma de triângulo decoram o ambiente, há muitas brincadeiras, música e comida típica.

Música Junina:
A música tocada nas festas, vem do nordeste do Brasil. Ela se chama forró e utiliza a sanfona, zabumba, pandeiro e o triângulo como instrumentos principais. Os versos cantados ( sobre o cotidiano, experiências pessoais, e desafios orais de improviso) derivam diretamente da cultura popular da península ibérica e da França, dos trovadores medievais. O ritmo possui influências árabe, indígena, africana e se assemelha muito com o que era tocado no sudoeste da França, como também a dança dos casais coladinhos, dos bailes populares franceses, de décadas atrás . O Brasil assimila muito bem os elementos culturais estrangeiros, reinventando-os e enriquecendo-os. Hoje em dia o forró serve de referência e de resgate cultural, para os países que outrora lhe serviram de influência.
Texto de Katcha Donida Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário